O dilema

Baby1 Mantém-se o dilema dos nomes… É que isto de dar um nome a uma pessoa é uma grande responsabilidade!!! Tem de ser bem pensado porque se não corro o risco de vir a ser odiada pela cachopa – e embora eu saiba que isso irá eventualmente acontecer, temos que evitá-lo a todo o custo!

Dita a tradição portuguesa, agora em desuso, que o bebé deveria ganhar o nome da madrinha ou do padrinho. E é por causa desta fantástica tradição que há por aí tanta gente com nomes do tipo Abílio, Asdrúbal, Leopoldina ou Gertrudes. (com o devido respeiro a todos os Abílios, Asdrúbales, Leopoldinas e Gertrudes desse mundo)

Também há gente com nomes menos ortodoxos porque os pais quiseram tanto, tanto, MAS TANTO ser originais, que de facto foram tão originais que o nome chega a causar certos constrangimentos… Como um aluno meu que se chamava Mariano e eu, a fazer a entrega dos manuais, chamava sempre pela Mariana… coitado do puto! (A culpa é minha, cegueta besgarolha!) Também tive um aluno chamado Valério… E quem não se lembra da Ana Malhoa que chamou Índia Maria à filha?

Sorte ou azar, ainda vivemos num país onde nem tudo é possível no reino dos nomes. No Brasil, por exemplo, TUDO é possível neste âmbito, o que faz com que chamar George Bush, Cicciolina ou Rotunda do Relógio a uma criança seja perfeitamente plausível.

Em pesquisa no site do Registo Civil, encontrei duas listas – uma de nomes admitidos em Portugal e outra de nomes não admitidos. Estas listas foram elaboradas segundo os pedidos de pais que pretenderam registar os seus filhos com estes nomes… uns conseguiram, outros não!

Alguns dos nomes admitidos:

Abdénago, Africano, Agonia (só como elemento, precedido da partícula "DA"), Aldo Dino, Alívio, Anatilde, Begonha, Briolanjo, Carla da Agonia, Cereja, Cinderela, Concha, Deusdedito, Donaldo, Eglantina, Felicíssimo, Fernão de Magalhães, Florisbela, Greta, Habacuque, Hemitério, Herlander, Huguete, Indalécio, Jarbas, Jénifer, Joana Bem, Las Casas, Luís Figo, Maria Natal, Mariline, Melquisedeque, Nembrose, Ocridalina, Principiano, Quévin, Ralfe, Sandro do Paraíso, Santo António, Tude, Ucrânia, Vasco da Gama, Xenócrates, Zenaide (o nome da minha orientadora de estágio… bah!)

Se tem curiosidade para mais… aqui fica a LISTA DE NOMES ADMITIDOS e a LISTA DE NOMES NÃO ADMITIDOS - com nomes tão lindos como Açores, Benfica (oh Benfica, anda lanchar!!!),  Ben-Hur, Camões, Primavera ou Samora Machel…

À vossa direita podem encontrar os nomes que eu e o meu Gatolas mais gostaríamos de chamar à Bunny Princess. Eu tenho um favorito, ele tem outro… depois eu digo quais são! Entretanto podem votar no vosso favorito e ajudar-nos a escolher essa palavra que, sendo tão pequena, é tão importante para a nossa identidade e individualidade!

KKBB!!!

Comentários

Blossom disse…
ahahahah

[sabes que fiz esse exercício com a nossa Lila? Fartavamo-nos de rir com os nomes para o puto dela...a sério!]

beijoca e s ver o que o pessoal vai escolher ali na sondagem

kkbb
Francis disse…
eu continuo na minha...

Francisca.


While my....

vais-te passar.
Cati disse…
Vou? com quê Francis? :P
Júlio disse…
Isabel. Mais não digo. Para já...
Carla disse…
Leonor ...sem dúvida , já que Sara e Luana estão excluídos da lista ...LOL

bj
Anónimo disse…
Maria...não sei porquê...mas maria...
Sophia disse…
Habacuque? DASSSSS!!! É assim, eu votei em Carolina, mas também gosto de Alice. Carolinas há paletes delas... e tinha uma familiar Carolina q era falsa... se bem que agora me lembro... outra Carolina q conheci era o mesmo... ok, mas há mesmo muitas...

Isabel... uiii, buéeeeeee delas!!! Não desgosto, mas... epá... não sei, não... as duas de que me lembro traíram os maridos (e Cristinas como primeiro nome, esquece mesmo!!! Em cada 10 ou 20 que conheço, se houver uma boa... uiui, mas pronto, quando é excepção é mesmo excelente pessoa...)

Leonor... acho um pouco pesado... e a minha prima pôs Leonor à miúda e, dos 3 filhos, é a que tem pilhas ultra-duracell e nunca pára quieta... (mas as Matildes são MUITOOOO piores).

Portanto resta Alice... Gosto de Alice porque gosto de Alícia... e lembro-me do País das Maravilhas...e nada melhor do que começar com fé... certo? Fé nos sonhos, no amanhã... Desde que o vosso segundo filho não se chame Chapeleiro Louco, Raínha de Copas ou algo Valete de Paus...ahhaha

Então pronto... Carolina ou Alice, mas mais a Alice. E aposto que se calhar até acerto na vossa indecisão, não??? Giro, giro era depois ser menino porque podias chamar sempre Carolino (como o arroz) ou Aliço (como qualquer coisa "que lhe valha") ou Isabelo (bem, parece o menos mau) ou Leonoro...ahah

Mas prefiro Sofia, Lara, Liana, Rita (Catarina também, mas creio que este fique logo excluído ahah...)...

E pronto, aqui fica a minha hiper grande opinião, com a qual todos podem discordar, claro.

Aposto que a próxima é a Sofia, não??!
Unknown disse…
Gosto mais de Alice. Também gosto de Leonor, mas nestes dias parece que toda a gente chama Leonor à filha. Assim, Alice é mais original, sem ser um "Eglantina" ;D!
vou votar no teu poll não é que tem lá o meu nome favorito??!!!! Vou torcer por esse!
Já agora, tenho só de dar a minha opinião! Leonor: nome dado por todas as minhas amigas a rebentos fêmeas... já cansa! Desculpa mas tinha de dar a minha opinião LOL
Carlos Lopes disse…
Acho que não devemos ter respeito nenhum aos Abílios, Asdrúbales, Leopoldinas e Gertrudes deste mundo ;-)... Era o que faltava.

Já votei.
Cor do Sol disse…
Fonte fidedigna quanto a nomes de crianças. Carolina e Leonor e já agora Francisca há aos montes. Quando for pá escola vai ser a Carolina nº 12.ehe.

Gosto de Isabel, até porque um dos meus nomes é esse e ´há mto poucas crianças com esse nome, alias, so conheço uma. Alice já aparecem mais.

Bem, o importante é que gostes. Eu acho que adoptar nomes da nossa geração é sempre mais original. Adoro ver uma criança com o meu nome, não há quase nenhuma hoje em dia.


Francisca, Leonor, Beatriz, Ines, Margarida, Bia, Mariana... é aos pontapés.

Parabéns :)
Cor do Sol disse…
Ah e Marias...Maria Miguel, Maria Luís, Maria Rita...só falta o Maria Miquelina... não há paciência.lol.
Cor do Sol disse…
Pronto, Matilde, Lara...também é aos montes.eheeheh.
cexy disse…
Depois de verbalizar 500000 vezes, é a 1ª vez que vejo "Asdrubal" escrito..não era o que estava à espera. A vantegem de chamar Benfica ao rebento é haveria sempre uma claque(literalmente) a chamar por ela :)..auto estima sempre lá em cima!
Que tudo corra bem
Clarice disse…
Já votei!

Menina no país das maravilhas... :)

*beijinho (se não derreter, com esta neve...)
Alice, mil vezes Alice... há tantas meninas com os outros nomes... Mas Alice tem uma magia especial, tem uma um dom de pôr pózinhos de cristal em tudo o que pensa, faz e sonha... Seja qual for o nome vai ser linda de certeza...

Mensagens populares deste blogue

A música do papel

1980 - O que a malta de 80 fazia...

Estou constipada