O dilema
Mantém-se o dilema dos nomes… É que isto de dar um nome a uma pessoa é uma grande responsabilidade!!! Tem de ser bem pensado porque se não corro o risco de vir a ser odiada pela cachopa – e embora eu saiba que isso irá eventualmente acontecer, temos que evitá-lo a todo o custo!
Dita a tradição portuguesa, agora em desuso, que o bebé deveria ganhar o nome da madrinha ou do padrinho. E é por causa desta fantástica tradição que há por aí tanta gente com nomes do tipo Abílio, Asdrúbal, Leopoldina ou Gertrudes. (com o devido respeiro a todos os Abílios, Asdrúbales, Leopoldinas e Gertrudes desse mundo)
Também há gente com nomes menos ortodoxos porque os pais quiseram tanto, tanto, MAS TANTO ser originais, que de facto foram tão originais que o nome chega a causar certos constrangimentos… Como um aluno meu que se chamava Mariano e eu, a fazer a entrega dos manuais, chamava sempre pela Mariana… coitado do puto! (A culpa é minha, cegueta besgarolha!) Também tive um aluno chamado Valério… E quem não se lembra da Ana Malhoa que chamou Índia Maria à filha?
Sorte ou azar, ainda vivemos num país onde nem tudo é possível no reino dos nomes. No Brasil, por exemplo, TUDO é possível neste âmbito, o que faz com que chamar George Bush, Cicciolina ou Rotunda do Relógio a uma criança seja perfeitamente plausível.
Em pesquisa no site do Registo Civil, encontrei duas listas – uma de nomes admitidos em Portugal e outra de nomes não admitidos. Estas listas foram elaboradas segundo os pedidos de pais que pretenderam registar os seus filhos com estes nomes… uns conseguiram, outros não!
Alguns dos nomes admitidos:
Abdénago, Africano, Agonia (só como elemento, precedido da partícula "DA"), Aldo Dino, Alívio, Anatilde, Begonha, Briolanjo, Carla da Agonia, Cereja, Cinderela, Concha, Deusdedito, Donaldo, Eglantina, Felicíssimo, Fernão de Magalhães, Florisbela, Greta, Habacuque, Hemitério, Herlander, Huguete, Indalécio, Jarbas, Jénifer, Joana Bem, Las Casas, Luís Figo, Maria Natal, Mariline, Melquisedeque, Nembrose, Ocridalina, Principiano, Quévin, Ralfe, Sandro do Paraíso, Santo António, Tude, Ucrânia, Vasco da Gama, Xenócrates, Zenaide (o nome da minha orientadora de estágio… bah!)
Se tem curiosidade para mais… aqui fica a LISTA DE NOMES ADMITIDOS e a LISTA DE NOMES NÃO ADMITIDOS - com nomes tão lindos como Açores, Benfica (oh Benfica, anda lanchar!!!), Ben-Hur, Camões, Primavera ou Samora Machel…
À vossa direita podem encontrar os nomes que eu e o meu Gatolas mais gostaríamos de chamar à Bunny Princess. Eu tenho um favorito, ele tem outro… depois eu digo quais são! Entretanto podem votar no vosso favorito e ajudar-nos a escolher essa palavra que, sendo tão pequena, é tão importante para a nossa identidade e individualidade!
KKBB!!!
Comentários
[sabes que fiz esse exercício com a nossa Lila? Fartavamo-nos de rir com os nomes para o puto dela...a sério!]
beijoca e s ver o que o pessoal vai escolher ali na sondagem
kkbb
Francisca.
While my....
vais-te passar.
bj
Isabel... uiii, buéeeeeee delas!!! Não desgosto, mas... epá... não sei, não... as duas de que me lembro traíram os maridos (e Cristinas como primeiro nome, esquece mesmo!!! Em cada 10 ou 20 que conheço, se houver uma boa... uiui, mas pronto, quando é excepção é mesmo excelente pessoa...)
Leonor... acho um pouco pesado... e a minha prima pôs Leonor à miúda e, dos 3 filhos, é a que tem pilhas ultra-duracell e nunca pára quieta... (mas as Matildes são MUITOOOO piores).
Portanto resta Alice... Gosto de Alice porque gosto de Alícia... e lembro-me do País das Maravilhas...e nada melhor do que começar com fé... certo? Fé nos sonhos, no amanhã... Desde que o vosso segundo filho não se chame Chapeleiro Louco, Raínha de Copas ou algo Valete de Paus...ahhaha
Então pronto... Carolina ou Alice, mas mais a Alice. E aposto que se calhar até acerto na vossa indecisão, não??? Giro, giro era depois ser menino porque podias chamar sempre Carolino (como o arroz) ou Aliço (como qualquer coisa "que lhe valha") ou Isabelo (bem, parece o menos mau) ou Leonoro...ahah
Mas prefiro Sofia, Lara, Liana, Rita (Catarina também, mas creio que este fique logo excluído ahah...)...
E pronto, aqui fica a minha hiper grande opinião, com a qual todos podem discordar, claro.
Aposto que a próxima é a Sofia, não??!
Já votei.
Gosto de Isabel, até porque um dos meus nomes é esse e ´há mto poucas crianças com esse nome, alias, so conheço uma. Alice já aparecem mais.
Bem, o importante é que gostes. Eu acho que adoptar nomes da nossa geração é sempre mais original. Adoro ver uma criança com o meu nome, não há quase nenhuma hoje em dia.
Francisca, Leonor, Beatriz, Ines, Margarida, Bia, Mariana... é aos pontapés.
Parabéns :)
Que tudo corra bem
Menina no país das maravilhas... :)
*beijinho (se não derreter, com esta neve...)