Pequeno reparo sobre...

...colocações!!!

s340x255

Ora então a malta sabe que eu sou professora e tal... e nesta altura do campeonato aí vem a fatídica perguntinha:

"Foste colocada?"

Ora bem, tendo concluído a licenciatura há 5 anos, posso garantir-vos que esta pergunta me irritaria de sobremaneira há uns anitos... mas agora já não. Eu nunca fui colocada nas escolas do Estado. A minha experiência de ensino nas escolas públicas resume-se ao ano de estágio - 2002/2003 - e às actividades de enriquecimento curricular, às quais me dedico quase em exclusivo desde 2005.

Posso também dizer-vos que já fiz de tudo um pouco na área do ensino... Já trabalhei no estado quando estagiei; trabalhei em ATL; trabalhei em centros de explicações; trabalhei num colégio particular; dei formação num Centro de Formação Profissional; trabalhei em escolas de línguas; trabalhei nas escolas do 1º ciclo, tanto no ensino público como no particular.

Resumindo e concluindo, nestes 6 anos de professorado (se contar o ano de estágio), já consegui acumular 365 dias de serviço antes da profissionalização e 384 depois da profissionalização. E ainda me falta adicionar aqui algum tempo de serviço... estou a aguardar deferimento. Em termos de lista de graduação, nem estou assim tão mal... mas ainda não estou suficientemente bem!!! No grupo 300 (Português) sou o 2215 em quase 5000 professores. O último a ser colocado sem estar ao abrigo do DL 29/2001 foi o 611... Já no grupo 330 (Inglês) sou o 1362 em quase em cerca de 3000 professores. Bah! Tretas...

Quando acabei o curso pensava que quando tivesse algum tempo de serviço e a média mais gordinha, conseguiria mais facilmente ser colocada... mas de facto isso não acontece, e sinceramente já nem me magoa. Lembro-me de chorar baba e ranho em frente ao écran do computador, correndo o risco de avariar o pobre PC, só por ver a temível frase associada ao meu nome...

NÃO COLOCADA

Agora já não me é tão difícil gerir e digerir esta informação. Habituei-me, e o facto de ir arranjando trabalho na minha especialidade e área de residência vai-me acalentando o sonho de, um dia, chorar de emoção em frente ao écran do computador por ver esta simples palavrinha associada ao meu nome:

COLOCADA

Até lá vou trabalhando a recibos verdes... não saberei o que é um contrato de trabalho, subsídio de almoço e férias... vou desesperando porque o meu trabalho continuará a não ser visto com seriedade, porque continuarei a ser mais babysitter do que professora... vou chatear-me porque vou ter de continuar a pagar um balúrdio de segurança social e IRS, mesmo ganhando mal e porcamente... e no fim, se me derem com os pés, não terei direito a subsídio de desemprego!

Por isso, queridos amigos, ando angustiada com o meu futuro profissional, não porque não fui colocada, mas por saber o que tenho de penar até reunir as condições para o ser!!!

Boa sorte para os colegas colocados! Para os não colocados... boa sorte também, não desesperem!

E para todos... uma excelente semana!

 

mlrpatroacastigadorauo2

PS - Milú... amori!!! Venham as contratações de escola!!! Vivó tacho!!! Dá tau tau na gente... a gente merece!

Shall we have some sympathy for the devil?

"(...) Just call me lucifer
cause Im in need of some restraint
So if you meet me
Have some courtesy
Have some sympathy, and some taste
Use all your well-learned politesse
Or Ill lay your soul to waste, um yeah (...)"

Maybe we HAVE TO!!!!

 

Comentários

Vício disse…
foste colocada (fora)?
Carla disse…
Eu acabei o meu curso há 8 anos e da maneira como as coisas estão dou graças a Deus de ter aceite um convite para trabalhar no particular...ao fim de um ano já estava efectiva ...e por lá continuo...garanto-te que não tenho a menor ideia de sair de lá , no estado até se pode ganhar mais uns trocos...mas não dá a estabilidade emocional...colocada versus não colocada...nunca se aplicou para mim, e nos tempos que correm apenas posso dizer ainda bem !!!!

Se souber de algum colégio que precise de uma professora terei muito gosto em vir aqui para te informar , caso queiras !

bjs e boa sorte para ti também
Cati disse…
Shakti, agradeço. Ficarei à espera! ;) Obrigada... beijoca!
S. disse…
Bem, tu sabes... a nossa afinidade é quase total... enfim... a nossa cruz, cada vez mais pesada, cada vez se carrega com mais indiferença. Quantas vezes poderíamos ficar desgostadas e desiludidas pela mesma situação?!
FMS disse…
Aguentemo-nos à bronca. Até para o ano, explicações...
Carlos Lopes disse…
Boa sorte, amiga. A ministra está de gritos ;-)
Carlos Lopes disse…
E olha lá, não respondes às minhas perguntas? (snif, snif)
Carlos Lopes disse…
Sorry, my dear... O post é o do livro dos Budas Ditosos, certo? E gostatste dos cds? Quais foram os highlights? Conta-me tudo ;-)
Joseph 1 disse…
Cati
Olá

Oh pah isto é uma "merda"!...
E vinha hoje no jornal que estão 40.000 professores por colocar...
Bolas!

Ganda Ministra! Ih Ih Ih Ih Ih.....

Beijoka amiga;-)*
titofarpas disse…
É bem verdade... é sempre um sofrimento...
Boa sorte!!!
Beijos
A Professorinha disse…
Cada vez está mais complicada esta vida de professor. Tenho muitas amigas como tu... a trabalhar nas AECs...

Beijos
Júlio disse…
Damn... Era mais "Get in the Ring" prá Milú... Ou uma portuguesa que eu cá sei, mas que fica por dizer...
Carol disse…
Ui, como eu te compreendo! Olha, eu até deixei de concorrer. Talvez para o ano o volte a fazer...
Blossom disse…
Pois, que hei-de eu dizer que já não saibas? O Esquilo também não foi colocado, esta primeira lista foi só para horários completos, logo, não para ele...o grupo dele é bem lixado, não que tenha tanta gente como os teus, mas as horas de geografia não são muitas por cada turma num ano, portanto...e sairem os pançudos para abrirem vagas nos quadros, tá quieto! Porque é que não foram para Educação Física? Já estavam em QZP algures, ou então sempre com horários completos ou quase completos...fosca-se. Sabes, sinceramente, acho que a vossa profissão não tem futuro, ainda mais agora que as licenciaturas são de apenas 3 anos (enquanto as nossas foram de 5) e toda a gente sai com altas médias e passam à frente, na lista, de quem já por lá anda há tanto tempo... A puta da ministra devia morrer com um cacto a sair-lhe de um sítio que eu cá sei...cabra! Em vez de ele ser Pereira e eu Costa, deviamos ambos ser Cunha, e assim eu não estaria desempregada e ele também não...este é o país das cunhas...não há pachorra...butes emigrar????
Cati disse…
Butes Blossom... butes...
Madalena disse…
Ora então não é que eu concordo plenamente contigo???? não te vou dizer o meu lugar no ranking dos não colocados porque seria uma verdadeira anedota :P
Pois é... e eu que já vai fazer 2 anos a trabalhar também me pavoneio sempre com o livrito do recibo verde que teima em me perseguir... ai vida a nossa de xixer :/ olha há que lutar e dar cabo dos putos nas AECs :P
citámos este post aqui:
http://precariosinflexiveis.blogspot.com/2008/09/caldeirada-de-recibos-verdes-moda-do.html

Mensagens populares deste blogue

A música do papel

1980 - O que a malta de 80 fazia...

Estou constipada