Pequeno reparo sobre...
...colocações!!!
Ora então a malta sabe que eu sou professora e tal... e nesta altura do campeonato aí vem a fatídica perguntinha:
"Foste colocada?"
Ora bem, tendo concluído a licenciatura há 5 anos, posso garantir-vos que esta pergunta me irritaria de sobremaneira há uns anitos... mas agora já não. Eu nunca fui colocada nas escolas do Estado. A minha experiência de ensino nas escolas públicas resume-se ao ano de estágio - 2002/2003 - e às actividades de enriquecimento curricular, às quais me dedico quase em exclusivo desde 2005.
Posso também dizer-vos que já fiz de tudo um pouco na área do ensino... Já trabalhei no estado quando estagiei; trabalhei em ATL; trabalhei em centros de explicações; trabalhei num colégio particular; dei formação num Centro de Formação Profissional; trabalhei em escolas de línguas; trabalhei nas escolas do 1º ciclo, tanto no ensino público como no particular.
Resumindo e concluindo, nestes 6 anos de professorado (se contar o ano de estágio), já consegui acumular 365 dias de serviço antes da profissionalização e 384 depois da profissionalização. E ainda me falta adicionar aqui algum tempo de serviço... estou a aguardar deferimento. Em termos de lista de graduação, nem estou assim tão mal... mas ainda não estou suficientemente bem!!! No grupo 300 (Português) sou o 2215 em quase 5000 professores. O último a ser colocado sem estar ao abrigo do DL 29/2001 foi o 611... Já no grupo 330 (Inglês) sou o 1362 em quase em cerca de 3000 professores. Bah! Tretas...
Quando acabei o curso pensava que quando tivesse algum tempo de serviço e a média mais gordinha, conseguiria mais facilmente ser colocada... mas de facto isso não acontece, e sinceramente já nem me magoa. Lembro-me de chorar baba e ranho em frente ao écran do computador, correndo o risco de avariar o pobre PC, só por ver a temível frase associada ao meu nome...
NÃO COLOCADA
Agora já não me é tão difícil gerir e digerir esta informação. Habituei-me, e o facto de ir arranjando trabalho na minha especialidade e área de residência vai-me acalentando o sonho de, um dia, chorar de emoção em frente ao écran do computador por ver esta simples palavrinha associada ao meu nome:
COLOCADA
Até lá vou trabalhando a recibos verdes... não saberei o que é um contrato de trabalho, subsídio de almoço e férias... vou desesperando porque o meu trabalho continuará a não ser visto com seriedade, porque continuarei a ser mais babysitter do que professora... vou chatear-me porque vou ter de continuar a pagar um balúrdio de segurança social e IRS, mesmo ganhando mal e porcamente... e no fim, se me derem com os pés, não terei direito a subsídio de desemprego!
Por isso, queridos amigos, ando angustiada com o meu futuro profissional, não porque não fui colocada, mas por saber o que tenho de penar até reunir as condições para o ser!!!
Boa sorte para os colegas colocados! Para os não colocados... boa sorte também, não desesperem!
E para todos... uma excelente semana!
PS - Milú... amori!!! Venham as contratações de escola!!! Vivó tacho!!! Dá tau tau na gente... a gente merece!
Shall we have some sympathy for the devil?
"(...) Just call me lucifer
cause Im in need of some restraint
So if you meet me
Have some courtesy
Have some sympathy, and some taste
Use all your well-learned politesse
Or Ill lay your soul to waste, um yeah (...)"
Maybe we HAVE TO!!!!
Comentários
Se souber de algum colégio que precise de uma professora terei muito gosto em vir aqui para te informar , caso queiras !
bjs e boa sorte para ti também
Olá
Oh pah isto é uma "merda"!...
E vinha hoje no jornal que estão 40.000 professores por colocar...
Bolas!
Ganda Ministra! Ih Ih Ih Ih Ih.....
Beijoka amiga;-)*
Boa sorte!!!
Beijos
Beijos
Pois é... e eu que já vai fazer 2 anos a trabalhar também me pavoneio sempre com o livrito do recibo verde que teima em me perseguir... ai vida a nossa de xixer :/ olha há que lutar e dar cabo dos putos nas AECs :P
http://precariosinflexiveis.blogspot.com/2008/09/caldeirada-de-recibos-verdes-moda-do.html