Chinatown Lisboeta - tudo a um eulo!!!

Ontem, no Diário de Notícias, Maria José Nogueira Pinto chamou a atenção para a necessidade de Lisboa ter a sua Chinatown, a exemplo, diz ela, das «várias cidades do mundo, cidades dignas desse nome, todas com a sua chinatown.»

Primeira reacção: Ahahahahaha! Gargalhada sonora! E mais me ri quando vi, no telejornal, que o melhor local para a dita Chinatown era a Baixa-Chiado, pois revitalizaria o comércio local... Segundo a senhora, as lojas chinesas que infestaram o nosso país surgiram «como um upgrading, uma manifestação prática da globalização enxertada no nosso quotidiano. Disseminadas por toda a cidade, com uma enorme variedade de produtos, preços imbatíveis e horários alargados, tornaram-se a resposta para a crise económica que atinge, agora, outros estratos sociais.»

Credo... eu vivo numa pequena cidade com pouco mais de 18 mil habitantes... há cerca de 10 lojas dos chineses e ainda um restaurante... AHHH! Vivo numa chinatown e ninguém me dizia nada!!!

Agora a minha opinião acerca da estapafúrdia sugestão da Sra. Nogueira Pinto... Essa TIAZONA que JAMAIS entrou numa loja dos chineses porque tudo o que lá há demasiado reles e barato, vem agora defender todo um complexo de lojas dos chineses na baixa lisboeta? Já estou a ver o Marquês de Pombal ladeado por dois foo dogs chineses, daqueles dourados (ou seja, o upgrade dos nossos cães de loiça)... E o Terreiro do Paço? Que lindo que vai ficar cheio de lanternas chinesas!!! E porque não substituir os quiosques por pagodes chineses e vender os jornais todos a "um eulo"?

Sinceramente... a revitalização da zona tem de ser feita com pés e cabeça! Integrar essas lojas, sim, mas com modos! As chinatown por todo o mundo ocidental nasceram por causa do racismo, assim como as "little italy" e os bairros negros. Daqui a nada sugere a criação de uma "ucranianotown" com loiras de lábios encarnados chamadas Tetiana Rabonova a servir aos balcões e os Iuris Onatopp pendurados nos andaimes...
Posto isto, fica a pergunta no ar:
Não será isto, por um lado, voltar ao racismo que criou o conceito, e por outro, limitar as nossas escolhas relativas ao comércio às lojas dos chineses?

Fica aqui a opinião... Bom fim de semana!!!

Comentários

Sei lá... disse…
ahahahahahahahahahah!!! Sò estas coisas para me fazerem rir a estas horas!!

Ora atão... vivemos numa chinatown?? não srs... vivemos numa mega china town!! Sim porque os chineses aqui fecham as lojas para depois abrirem chinese's megastores!! que é uma coisa muiiito boa!!

Esta rapariga desencanta-me com cada coisa!!! LOL!! ;)

Beijos!!
rps disse…
Ouço dizer que a verdadeira chinatown está em Vila do Conde. Apesar de ser perto, não vou lá há largo tempo.
Anónimo disse…
Sempre posts de excelente qualidade e com um agu�ado esp�rito cr�tico e de humor! Well Done!!! 5 "otocolantes" de estlelinhas douladas pala entlal no esp�lito da coisa e dos tempos
Anónimo disse…
Caminhando por este mundo blogosférico a dar ao conhecimento esta nova página , deixo o convite para a visitares ...se assim entenderes .

"Gotículas salpicam-na maravilhadas
O sensual corpo de mulher menina"

Bom fim de semana .
Bem... mas que post maravilhoso e escrito com um sentido de humor que já não lia à muito... Parabéns!!! Quanto a esta questão...Deixem-se de tretas, vamos mas é valorizar o nosso patrimonio, explorá-lo ao máximo e deixarmo-nos de chinesices...
Achas mesmo que a tiazona nunca pôs os pés numa loja de chineses? Eu cá não tenho tanta certeza. Já vi muita doutora com salário de 400 contos para cima a meter comida na mala para levar para casa, só porque era de borla... Quanto mais ir à procura de baratezas!
Bom fim-de-semana!
Curioso, acho que foi assim que a ostracização dos judeus começou. O que vão fazer a seguir? Criar áreas próprias para os chineses nos transportes públicos?
Anónimo disse…
6 posts depois.......... publico o premio no meu blog!!! Vi bem 6...??? Vc esta cá com uma pedalada!!!! Boa semana
Tia Cremilde disse…
sem tempo... não li tudo, mas vim deixar beijos!
como é que se diz beijo em chinês?

Mensagens populares deste blogue

A música do papel

1980 - O que a malta de 80 fazia...

Estou constipada