1980 - O que a malta de 80 fazia...

Nos dias que correm, basta entrar no quarto de uma criança ou mesmo observar o que elas fazem durante o intervalo da escola para saber os brinquedos e passatempos que elas apreciam. Do lado masculino temos as Playstation Portable, os computadores e a televisão a vomitar Wrestling. Do lado feminino temos as Nintendo DS com o jogo dos cães, milhares de Barbies com todos os seus acessórios e todo o tipo de plástico cor de rosa que possam  imaginar. Já não se brinca na rua, com os vizinhos... é muito perigoso ou não dá jeito.

Ora, a malta nascida nos finais dos anos 70, princípio dos anos 80, desprovida ainda de telemóveis, computadores, playstations e brinquedos afins, o que fazia para se entreter?! Aqui ficam algumas recordações... Aiiiii! (suspiro de profunda saudade)

JOGAR AO BERLINDE

berlindes2 Lembram-se de andar sempre aos tropeços no recreio da escola por estar minado de covinhas para jogar ao berlinde?! Ainda me lembro... dava para comprar em saquinhos como estes ou a vulso. Ainda melembro de ir ao quiosque com 10 escudos e trazer berlindes e ainda um pacote de Super Gorilas... (só ao fim de semana, está claro!)

JOGAR COM A BOTA BOTILDE

bota botilde

No tempo em que o "1,2,3" era o programa de família por excelência (1,2,3, diga lá outra vez...) e o Carlos Cruz ainda era visto como uma pessoa decente, a Bota Botilde, mascote do programa, viveu dias de glória. Nem todos tínhamos dinheiro para ter uma (como é o meu caso), mas havia sempre uma amiga ou amigo que tinha e emprestava à malta... como funcionava? A bota tinha uma espécie de arco na extremidade, enfiávamos o pé nesse arco e depois skip it.bmpgirávamos aquilo e saltávamos por cima da bota... aqui fica um brinquedo do género mas sem ter a bota botilde na extremidade.

Também brincávamos com o arco, fazendo-o girar na cintura, ao elástico... diz que agora é proibido jogar ao elástico nas escolas - as crianças podem cair e magoar-se...

SALTAR COM "ISTO"

pogobol2

A minha capacidade natural para me esquecer das coisas, aliada à idade fez-me esquecer o nome deste brinquedo... Era tão giro!!! Apoiávamos os pés na parte de plástico e pulávamos... qual bola pinchona!!!

JOGAR AO IÔ-IÔ

Yo-yo

Este da Coca-Cola foi particularmente popular... Até eu que nunca gostei de Coca-Cola tive um!!!

Ao tempo que não vejo um iô-iô!!! Não foi fácil aprender a fazer certas manobras... pois, eu sou um bocado mal jeitosa, eu era mais jogar ao elástico!!! (e às escondidas... e à apanhada...)

OUTROS BRINQUEDOS

Aqui fica uma pequena amostra de mais alguns brinquedos que a malta tinha quando era "chavaleca"...

Cachimbo

cachimbo

Era só soprar e fazer a bolinha subir e cair sempre no cesto... não valia deixar cair ao chão!

Pinipons

pinipon

Estes coloridos bonequinhos estavam para as meninas como os Playmobil estavam para os rapazes...

Ondamania

mola3

Lembro-me de ter uma coisa destas no ciclo... aí por volta de 1991!!! Na altura em que a Lambada era a música do momento (Chorando se foi, quem um dia só me fez chorar...)

Há mais... mas este post já está gigantesco!!!

Continua amanhã... entretanto vão dizendo da vossa justiça! Se não voltarem antes de segunda-feira... bom fim de semana!!!

Comentários

Blossom disse…
Ai rapariga do que tu nos fazes lembrar...os berlindes...eu a-d-o-r-a-v-a jogar aos berlindes...eheheheh. E era sempre tudo ao ar livre...ah que bons belos tempos...agora as crianças não podem chafurdar na terra porque tem germes e micróbios...pois era do que eu mais gostava, andar descalça, fazer buracos, rebolar na erva...tomar banho no rio...ó marabilha!

Beijo e bom fds :)
Hélder disse…
Dio mio! What a trip down memory lane!

Excelente, continua!
Carlos Lopes disse…
Tenho muita pena, Caty... Só me lembro de ouvir música, ler, jogar à bola e ter namoradas...
Carlos Lopes disse…
Cati: nas tuas estatísticas estou logo a seguir ao google? Isoo é fantástico!!!! Achas que mereço? Obrigado, mesmo assim....
Joseph 1 disse…
Cati
Olá

Sabes que nessa altura, lembra-se de muita coisa, mas já não era a minha altura de brincar....
Mas é sempre bom recordar os velhos tempos, as coisas boas que havia nessa altura.
E os Kaoma e a Lambada era o que estava a dar....Estes também não têm a voz do ANDREA BOCELLI..eheheheh

A Serra da Estrela está cheia de neve e não se passa.

Bom fim de semana.

Beijoka Beirã para ti, minha querida amiga.;)*

(Tudo de bom)
Duxa disse…
ola caty..ja aqui venho ha algum tempo acompanhar as tuas desventuras, mas hj, emquanto representante da colheita de 79, n resisti...a criança k ha em mim ficou de lagrimita ao canto do olho..as nossas brincadeiras!a bota botilde!!cm eu adorava akilo (e a rivalidade entre a bota e o "limao"?;), os pequenos poneis, akeles bonecos qe apertavas e tinham luz(esqueci-me do nome...), as barriguitas, os jogos tipo tragabolas,pulgas na cama e quem é quem, os pega monstros, as plasticinas, enfim..os divertimentos que marcaram a nossa geração e que, ahah, mantenho alguns, e filho k me saia na rifa está fadado á nascença, "qual playstation qual que, vai mas é trocar o cabelo dos pinypons ehehe"
p.s-aguardo um post dos "nossos" desenhos animados!deixo-te um link que acho que vais gostar : http://www.misteriojuvenil.com/piratas_momentomagico.htm ;)obrigada por esta pequena viagem ao passado!
Nandu disse…
Gaja, o que tu te foste lembrar...
Ahhhh as memórias que isso me traz!!!
Nomeadamente os berlindes!
Era um mimo...
Mas acima de tudo, valia pelo convívio!
O pessoal juntava-se todo para brincar com qualquer um destes jogos!
Agora, o pessoal reune-se todo pela net para jogar!
Enfim... modernices!!!
Great post!
Beijoka
:)
Nota: não estou de férias, mas a inspiração não anda lá essas coisas...
Com o tempo isto vai lá! :)
Filipe ' disse…
Bom nao foi so no teu tempo..eu tambem brinquei com quase todos estes brinquedos..

Os berlinde..(inda m lembro de escorregar num..=S..mesmo trambolho..)

A bota nao me lembro..mas o programa 1,2,3 lembro.m de haver uma outra edição..

"isto" também nao conheço..conheço algo parecido..

O iô-iô..lembro.m muito bem..tive varios..xD

Cachimbo, pinipons e playmobil nah ma lembro..=S..também sou uma beca trambolho e esqueço.m das coisas..xD

A ondamania lembro.m..a minha Madrinha inda tem uma la para casa..lol

Quero ver mais brinquedos..é tao fixe ver as coisas do passado..=D



Beijoca..=)

Gosto de ti..=)
Filipe ' disse…
Bolas..esta gaita apareceu a dobrar..=S..lol
Unknown disse…
XXXXXIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!
Wow!! que emoção voar ao passado!!
Grande geração a nossa... ágil,hiper activa, empreendedora, criativa, desemrascada, eramos todos magros elegantes, já repararam? hoje somos a geração mais produtiva do País,porque será? não temos medo de trabalhar, nunca aprendemos a esperar que os nossos Pais nos dessem tudo feito... mas com a falta de vontade e inactividade do resto do País que não tem pedalada...:) só querem ser Doutores ou sentar no estaminé do papá e fingir que produzem, ter um grosso ordenado no final do mês para o papá não se chatear muito com o menino...Enfim uma tristeza...Brinquei com isto tudo e muito mais...!!que pena que as crianças de hoje não possam crescer na nossa liberdade,nunca vão saber o que era curtir a sério.
Comparo os putos de hoje sempre com a merda nos ouvidos, ou com as mãos nos diversos teclados, não sabem falar,reparem usam uma palavra apenas, ás vezes um som e pretendem dizer tudo com aquilo mais é muito esforço não conseguem articular melhor... mesmo com gente á volta estão sempre agarrados aquelas merdas ou não têm as mãos livres portanto a desculpa é esta para nem brincar nem ajudar...ou estão surdos durante horas a fio...Quando largam os ditos cujos deitam-se no sofá e desta vez é os olhos que não descolam nem para ír lanchar e a casa de banho nem pensar só quando acabar...estudar o que é isso? Ganda seca... e quando decidem saír de casa com os pais ou amigos vão para os centros comerciais e entupir-se de Mac's e aí de quem diga que não presta...é cota.. passado um par de anos, olhamos para eles e estão as bolas andantes que vimos por aí, conta-se pelos dedos das mãos os que têm equilibrio normal fisico para a idade... Para mim são autênticos AUTISTAS... é arrepiante...Cati, bora bolas saltitantes!?!LOOOOOOLLLL!!!
Ly disse…
Que fixe lembrar.Beijo
Joseph 1 disse…
Cati
Olá

Passei para de desejar um resto de bom Domingo e deixar um Olá.

(Fui às mãos esquerdas).Mt bom.

Beijinho;)*
(O tempo está melhor.... Volta na 4ª. feira, em força)
Sandra C. disse…
Eh lecas! Que boas memórias me traz este post!!
Só os berlindes não faziam parte das minhas brincadeiras...
Eu também brincava mais com o limão...
Obrigado pela viagem a uma fase da nossa vida tão boa!


Beijinhos
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com


Cati disse…
Sandra, dá para acreditar que este post já gem quase 11 anos? :O Bem vinda a um dos posts mais populares do Mundo Louco, ahahahahah! Beijocas!

Mensagens populares deste blogue

A música do papel

Estou constipada