Crónica da Fita Métrica

Post repescado de dia 8 de Maio de 2007 (sim, porque o tempo anda MESMO curto!)

Hoje andei uma vez mais pelas lojas em busca de uma fatiota jeitosa para levar ao casamento da minha best friend. Mais uma vez bati todas as lojas de roupa fina, de roupa mais ou menos chique, e de roupa assim assim a atirar para a cerimónia. Resultado: suor, lágrimas e só não houve sangue porque eu, no fundo, já estou habituada a estas andanças. Ah! E nada de fatiota...

Pois é, a fita métrica não é minha amiga. Quis a genética que eu fosse uma mulher cheinha (forte, gorda, badocha... como quiserem!) mas, com a graça de Deus, muito saudável. Visto o 46 (ou 42, ou 44, ou 48... depende!!!), tenho para lá dos 80 kg e 1,70m. Sim, eu sei que não é o corpo, peso e medidas ideais. Mas eu sou assim. Tenho 27 anos e visto o 46.

Os adoradores da fita métrica não gostam das pessoas que vestem o 46. Não podem gostar, pois se gostassem eu encontraria nas redondezas um trapinho de pronto a vestir que me servisse. Quer dizer... encontrar até encontro... Mas são roupinhas tão bonitas que nem a minha mãe do alto dos seus (lindíssimos!) 51 anos e atreveria a vestir.

Posto isto, ponho-me a reflectir... Ultimamente têm surgido tantas polémicas em torno da obesidade, bulimia, anorexia... E chego à conclusão que vivo numa cidade (e provavelmente num país) que escraviza as pessoas à fita métrica. Basta ligar a televisão, abrir uma revista, verificar a caixa do correio... "Perca peso sem esforço!" "Saiba como manter a linha!" E os desfiles de moda com as suas modelos esqueléticas? E as meninas dos "Morangos" e noveladas afins? E as damas do "jet7"? A palavra de ordem é emagrecer a todo o custo e sem olhar às consequências...

Tenho consciência dos perigos que excesso de peso/ obesidade têm para a saúde. No entanto, acredito que muitos como eu são assim porque têm um passado genético "pesado e roliço" que é difícil reverter... Que muitos como eu gostam e têm prazer em comer mas que não cometem "pecados alimentares" por sistema... Além disso ser gordo não é um crime e ainda não está contemplado na Constituição Portuguesa que temos de ter menos de 65kg para ter direito a andar bem vestido...
Por isso acho que ninguém tem o direito de humilhar alguém porque não faz parte da "seita" da fita métrica, como eu fui hoje!


Porque é que eu tenho de mandar fazer uma roupa para um casamento por 200€ numa costureira se podia ir à Zara comprar um trapo jeitoso por 50€? Porque é que num mundo e num país em que se fala tanto que as pessoas estão cada vez mais fortes não se confecciona pronto-a-vestir de acordo com essa realidade? Desde cedo que ouço os lojistas dizer que os números maiores são os primeiros a desaparecer das prateleiras... Porque não se aposta n
a HUMANIZAÇÃO do vestuário? As gordinhas também podem ser SEXY!

Porque é que eu tenho de vir deprimida para casa depois de passar o dia a correr lojas e a ser olhada d
e soslaio, com esgares de nojo e comentários do tipo "pois, para si não temos..." ou "pois, a menina é assim mas se calhar não faz por ser diferente..."

BASTA!
Porque é que tenho de ser eu a converter-me à seita da fita métrica!?
Serei eu minoria? Ou serei parte de uma nova maioria que vai, de uma vez por todas, mandar para a fogueira a fita métrica, as dietas parvas, as bulimias, as anorexias, as depressões alimentares, as auto-estimas baixas e as vergonhas de sair à rua só porque em vez do ventre Corpos Danone aparece um redondo Donut???


Graças a Deus alguém começa a pensar diferente... Um vídeo LINDO! Obrigada Dove...

Sejam belos... por dentro!!! Be beautiful...


UPDATE1
Arranjei um belo trapinho para o casamento... Mandei fazer na costureira, é certo, mas acho que não fiquei mal... Digam de vossa justiça!
UPDATE 2
Continuo a sofrer à procura de roupa... agora ando à procura de um casaco de Inverno que não tenha sido talhado para maiores de 60 anos! Está difícil - será que vou conseguir!?

Beijocas para todos!!! Eu vou regressar aos testes e avaliações! :-(

Comentários

Anónimo disse…
Queres saber como perdi 8 quilos em 6 meses? Não! Não deixei de comer, continuo a comer tudo, só que aderi ás meias-doses, embora de vez em quando um prato inteiro também marche. 1 quadradinho de chocolate preto por dia (não sei se é eficaz, mas também não estraga), uns nervos ajudam e amor. A paixão alimenta!

E ficaste muito bem na foto.

Beijinho!
Cati disse…
Tugafixe: a dieta não está em questão... mas obrigada pelo conselho (e pelo elogio)! Beijo!
Carlos Lopes disse…
Nice photo!!! A Sofia que se casou não é a nossa amiga blogger, pois não?

E fotos da noiva contigo, não há?
Cati disse…
Carlos: o que não falta neste blog são fotos de mim com a noiva... Beijo!
Luazinha disse…
Tá jeitosa a menina!!
Dietas?? Pois claro...
Venha o Natal!!
Kiss
AJO disse…
comigo também acontece isso... mas só da cinta para baixo... porque para cima visto S para baixo XL. Bem é de loucos. Agora dei para ir para o ginásio e passei a vestir L, da cinta para baixo claro. Mas ainda bem que não tinha nada nas lojas porque assim ficaste melhor. Tás toda bonita. Eu faço sempre roupa para festas numa estilista/designer de moda. Chama-se Ana Abrunhosa. Não é cara é fico muito bonia. Ela é do Porto. Foi quem também fez o meu vestido de casamento. Quando precisares apresento-te e vais gostar. BJS
Filipa disse…
É a triste ditadura da moda!
Não desesperes, vais ver que vais encontrar o que procuras.

Claro que não ficaste nada mal, pela foto, acho que estavas muito gira e chic.
S. disse…
Cati, estavas LINDA!!! Mais, e a noiva teria ficado enervada com tanta beleza no dia do seu casamento...Eu posso afiançar isso mesmo ao mundo já que a noiva era eu. Apesar de imensamente fotogénica, que és!, andas sempre impecável...
Quanto à ditadura da fita métrica, sabes bem que estou solidária contigo. As minhas formas (sim, redonda é uma forma) não me permitem discordar e quando passo pela mesma humilhação (sempre que vou tentar comprar uma peça de roupa portanto) quando chego a casa, venho tão deprimida que só me apetece afundar no sofá com um quilo de chocolate no colo... enfim, pode ser que os fabricantes um dia destes saiam à rua e olhando à sua volta vejam que não há assim tantas mulheres quanto isso a vestir o 36 ou o 38. A maior parte das pessoas não é "normal" nem feita conforme os moldes das máquinas deles. Pode ser que concluam que é mais fácil mudar os moldes do que as pessoas... pode ser!
Ves tao bonita que tu ias hihihi. Pois mas deixa lá eu tenho o problema oposto (parece estupido sim) mas é verdade! Chama-se parva LOL mas eu visto o 37 e nunca encontro lá nada , vou as compras e saiu de la quase a chorar e enervadas porque so á numeros grandeeeeeeeeeeeees tipo L e Xl... LOL

Ou seja nunca á numeros pequenos. Pergunto eu tenho de ir as lojas dos putos!?? LOL

Um beijihno
*
cat*
Carlos Lopes disse…
cati: onde? Onde estão as fotos? Muito "lá para trás"? Já andei para trás um bom bocado e... nada
;-(
Anónimo disse…
Afinal foi formosa e segura a festa.... Parabens.
Belzebu disse…
Como bem sabes, sou contra todo o tipo de ditaduras e essa das fitas métricas, já foi acrescentada à lista! Estou contigo nessa luta, apesar de eu ser assim mais para o lingrinhas! eheheh!

Enquanto ia lendo o teu post, estava a imaginar uma foca arredondada e tal , mas afinal não se trata de nada disso. Tenta ver as coisas de outra forma, ao mandares fazer a roupa, evitas ir igual a mais alguém, o que acontece frequentemente a quem recorre aos pronto a vestir. Para além disso ias linda por fora, como pareces ser por dentro!

Aquele abraço infernal!
Formiguinha disse…
Gaja,

Não é por aí... Eu sofro da mesma dificuldade, mas pelo motivo inverso.

Bêjos e coragem
Hélder disse…
Isso de não haver roupa é um síndroma feminino! A minha ex vestia o 34 e queixava-se exactamente do mesmo!

Quanto a estereótipos, valem pelo que são, ou seja, nada! Cabe a alguns levantar a cabeça acima da manada... outros, ficam para sempre a pastar.

Estavas muito gira e a Sofia tem razão, és muito fotogénica.

Beijinhos.
Dani disse…
Estás linda!!!!!!!!!!!!

Não temos de ser todos iguais, termos as mesmoas medidas, o mesmo corte de cabelo, vestirmos as mesmas marcas... era uma chatice, não era?
O Livreiro disse…
Cada pessoa é como é e ninguém tem que ver com isso.
Estavas muito bem.

Beijo
Joseph 1 disse…
Cati
Olá

Gorda? Cheia? Roliça?
Mas o que é que isso interessa?
O importante é a saúde e a beleza interior, porque exterior, basta olhar para a foto, ampliando-a,estás linda.
Uma foto para a Catarina colocar lá nos seus olhares.

Mas a Sofia está a falar a sério ou a brincar quando diz que a noiva era ela???????
Oh mon Dieu de la France!......

Falando sério, as minhas colegas têm todas emagrecido, comendo mais vezes, pouco de cada vez, fruta, vegetais, pouca carne e muita água. E algumas eram mesmo gordas....agora parecem uns filetes de pescada!

Não ligues ao que dizem.

Beijocas com 85kgs e 1,80m***
A Professorinha disse…
Dietas já fiz imensas... No estágio (o pior ano da minha vida) engordei 20 kg... Consegui perder 5 e assim me mantive até há uns meses. Fui a uma nutricionista e já se foram 6 kg sem nenhum esforço... Estou a achar isto fantástico :) (embora ultimamente tenha abusado... mas pronto, a situação não é a melhor para dietas, especialmente para alguém como eu que, se estou mal, tenho tendência para comer)

De resto, nem te acho assim tão gordinha... E eu também já passei por aí... É frustrante... muito mesmo... pegar nas calças maiores que estão na prateleira e veres que não te servem...

Beijinhos e boa sorte com o casaco :9
Isabel Fonseca disse…
Não haverá aqui nenhum erro?! Como é que é tão dificil encontrares roupa para o teu tamanho?? Pelas fotos que vejo, estou como a professorinha, não te acho assim tão "redondinha"!!

Olha, sabes o que te digo?! "Big girl, you are beautiful"!!!

Ai...o vestido é o máximo!! :D

Beijinho

(Agora também vou continuar com os meus trabalhos!!) :(
Isabel Fonseca disse…
Ah! Quase que me esquecia! A Dove faz videos deste tipo realmente fantásticos. Este ainda não tinha visto. Fiquei com a lágrima no cantinho do olho!! :)

Agora sim, beijocas e bom trabalho!
Unknown disse…
Big Girl You are beautiful!
Beijinhooooooos
quintarantino disse…
Ou eu ando a precisar de trocar de óculos ou há aqui alguém que não devia ter dificuldade alguma em comprar uns "trapitos"... lá quanto a isso da fita métrica, olhe faça como o Berardo (com sua licença, claro está. Sua, da Cati): "Fuc... them!"...
Anónimo disse…
Querida o Mundo está louco...PARANOIA social... só as que tem as medidas certas podem fazer alguém feliz?? Então porque será que a actrizes, actores, modelos, que não fazem mais nada na vida senão cuidarem da imagem, plásticas, ginásio o dia inteiro, só comem x e y, uma seca de vida e para quê? ... estão todas divorciadas, passadas das tolas com drogas e vicios a fins...

Se as mulheres habituassem os homens a ver as mulheres pelo que valem pelo que é realmente importante, estes dilemas deixavam de existir as pessoas eram mais felizes,o mundo era mais bonito mais verdadeiro, preocuparem-se com o que é realmente importante. Porque será que os nossos Pais, aquela geração se mantem eternamente unida? Burros não podem ser todos concerteza...Olhem para a nossa geração, divorciados, filhos de um lado e de outro, grandes confusões nas cabeçinhas das crianças ou sós cheios de medo do que irá ser o futuro de ninguém nos querer porque vamos para velhos e de ficarmos sós, porque os filhos seguem as suas vidas... como um castigo porque já não valemos nada para a sociedade? GRANDE Cáca...Qué isso , dou de 0 a 20 a muitas meninas de 22anos...

27 anos e preocupada com a gordura?? Mas meu Deus com essa idade podes ser tudo o que quiseres!!!!Be beautiful, you're adorable! Be YOU!!!
redjan disse…
cati: é mesmo da pequenez das pessoas e deste sitio.... de pseudo elegantes !!!!!
Maria Papoila disse…
Primeiro: depois de ver a tua foto conclui que não é gorda, nem obesa, nem nada disso. És um mulherão!
Segundo: Eu tenho 1,6 m e 50kg. Mesmo assim, no raio da Zara e outras que tais, quase nunca arranjo roupa porque visto um para-quedas copa D e as roupas deles foram feitas para cabides ou para pessoas com as chamadas medidas ideais:86-60-86...
Terceiro:somos mulheres normais e bonitas, os gajos das lojas é que são parvos!
Como te compreendo!... Mas sabes uma coisa? 80 Kg para 1,70 dá uns míseros 27,68 no teu índice de massa corporal. É certo que o ideal era não passar dos 25, mas também não é assim uma coisa tãaaao grave... E estavas muito bonita, mesmo. Atreveste-te a usar um "cai-cai", coisa que eu por exemplo, por um pudor meio parvo, tenho dificuldade em aguentar.

Quanto ao resto... Uma coisa que eu já tenho dito nas lojas (e costuma desconcertar as rapariginhas do shopping armadas em mete-nojo) é a seguinte frase: "já vi que tem roupa para barbies. E para mulheres, onde está?"

Realmente não é fácil lidar com esta ditadura que nos tenta normalizar a todas para os tamanhos supostamente bons. Acima tudo, acho mesmo que o fundamental são as questões de saúde. Quanto ao resto, há gente estúpida a vestir todos os tamanhos de roupa que existem...

Beijos!
Ou seja: de acordo com o IMC não devias pesar mais de 72 kg. Ok, tens oito quilos a mais. Visto nesta perspectiva, a coisa parece bem menos complicada, não é?... ;-)
Vício disse…
não devias ter abusado da cerveja quando eras mais nova!
eu também sofro do mesmo! nunca encontro vestidos ao meu gosto :D

fora brincadeira... é claro que uma pessoa gosta de ser atraente mas eu, que com 1.70 tenho quase 100 kgs, não me sinto muito mal!
Vício disse…
esqueci-me de dizer que gostei do esqueleto lá em cima! deve estar carregado de... calcio...
Francis disse…
depois de almoçar um belo de um cozido á portuguesa, este post, como digestivo, não podia ser melhor...
Anónimo disse…
Uma mulher ligada à area da educação com valores tão fraqinhos,haja vergonha.Este blog era digno ser mostrado num seminário para a educação.È por estas e outras que o ensino está no estado em que está.
Cati disse…
Luazinha: Obrigada! Beijinho!

Ajo: Tenho de ver essas roupinhas da Ana Abrunhosa... até ver parece-me bem! Beijo! (recebi o teu mail. estou a tratar de te arranjar qq coisa)

Filipa: Obrigada pelos elogios... (",) Fazem bem ao ego! A ver se encontro mesmo o que procuro... BEijo!

Sofia: BIG GIRLS; WE ARE BEAUTIFUL!!! LOL Já sabes como te amo... Um beijo!

Catarina e Formiguinha: Pois... já tinha ouvido dizer que as magrinhas também sofrem... e eu pergunto: afinal QUEM é que veste a roupa que está à venda??? Obrigada a todas! Beijo

Tuga: Obrigada...

Belzebu: Muito contente e sensibilizada com este comentário... Belzebu, é um homem dos diabos! Uma beijoca diabólica... Obrigada!

Htsousa: Obrigada pelo elogio! Beijos!

Daniela: se todos gostássemos de azul... que seria do amarelo e do verde e de tantas outras cores??? OBRIGADA pelo elogio... estou toda babada com tantos mimos... Beijo!
Cati disse…
livreiro: E mais nada!!! Obrigada! Beijinho!

Joseph: sim... era ela! E sim... obrigada pelo elogio! E não... não quero emagrecer ao ponto FILETE!!! LOL Beijocas enormes!!!

Professorinha: o ano de estágio é o horror... nem te digo quanto engordei nessa altura!!! Obrigada... beijo!!!

Isabel: és uma querida!!! Bom trabalho... KISS!

Mónica: Beijos!

Quitarantino: olha que bela sugestão... LOL Obrigada pela gentileza! Beijo!

Anónimo: Tentarei ser sempre bela... pelo menos por dentro. Obrigada...

Redjan: pseudo-elegantes, pseudo-inteligente, pseudo-pessoas-com-valores-morais elevadíssimos... enfim! Beijo!

Maria Papoila: Morte à Zara! Obrigada por me chamares mulherão... gostei! Beijo!
Cati disse…
Blimunda: ADOREI a tua frase!!! Acho que vou começar a usá-la... hihi! Beijo!!!

Vício: é isso mesmo... a culpa é da bejeca!!! Quanto ao esqueleto... cálcio não lhe falta!!! LOL

Francis: ah valente!!! Também adoro um bom cozido... Beijoca!

Anónimo: Uma vergonha é andar pelos blogues anónimo e dar uma de moralista cobarde. E vergonha maior é ofender em mau português. É por estas e por outras que o país está no estado que está.
AJO disse…
Olá Cati. Muito obrigada por estares a pensar no meu mail. Quanto à Ana Abrunhosa quando quiseres é só dizeres que te apresento. BJS

Mensagens populares deste blogue

A música do papel

1980 - O que a malta de 80 fazia...

Estou constipada