Porque este blog, também pretende prestar serviço público...

5 de Outubro de 1910 - Dia da Implantação da República (sim, é feriado porque algo importante aconteceu neste país!!!)
Hoje comemoramos 97 anos de regime republicano! Logo, hoje é dia dos monárquicos do meu Portugal fazerem uma escapadinha para Espanha... (",) Porque a dona deste blog pretende prestar serviço público, aqui vai um pequeno resumo do que hoje se comemora.

Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exércitoiniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Na tarde desse dia, José Relvas (nobre ribatejano!!!), em nome do Directório do Partido Republicano Português, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do país.

Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa. As cores verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma as cinco chagas de Cristo. O hino A Portuguesa (aquele que os Lobos do Rugby cantam com tanta emoção!!!) , composto por Alfredo Keil tornou-se o hino nacional.
Para quem, embuído de espírito patriota, quer ouvir, cantar, recordar ou até aprender o hino nacional, aqui fica.

O tema da República Portuguesa e do estado da nação daria pano para mangas... entre aqueles que pensam que estaríamos melhor como monarquia e aqueles que afirmam que seria muito melhor se nunca tivéssemos lutado pela Independência quando estávamos sob jugo dos espanhóis... Mas o 1º de Dezembro já não demora muito, e disso falaremos depois!

No entanto acho que nestes dias de feriado não devíamos unicamente aproveitá-los para passear ou dormir até mais tarde (como eu fiz!!!)... Penso que seríamos um povo politica e socialmente mais desperto se tirássemos cinco minutinhos para reflectir no que aconteceu e nas repercussões que esse acontecimento teve na nossa vida actual... mesmo que sejam negativas, essa reflexão só pode ser saudável! Pensem nisso, se vos apetecer, claro, e digam qualquer coisinha...

I'll be back soon... Um beijinho e bom feriado!

Comentários

S. disse…
Prometo pensar nisso num dia que não seja feriado ou fim de semana, que esses foram feitos para descansar! lol
Na verdade, eu faço parte daquela estirpe que não sabe nem quer saber porque razão acontessem os feriados, apenas gosta de curti-los - cultivo a arte de fazer nada!
Espero não ser banida das tuas amizades por este motivo... beijocas e curte o fds sobando no sofá!!!
redjan disse…
Já dei os cinco minutos reflectivos ... e muito de acordo que o pano daria para mangas, caso a monarquia e o jugo fossem debatidos ... Mas não é dia.. Vou ler, fazer o jantar, papar um dvd e um hagn dazs ( posso comer milhares que nunca saberei soletrá-lo sem estar a olhar para a embalagem !! ). Hoje marcha o strawberry n cheesecake, acompanhando o ' jogo do poder ' !!
José Ceitil disse…
Pessoalmente, pouca importãncia dou a estas efemérides históricas porque me parece pouco relevante lembrar(ou comemorar) acontecimentos datados no percurso da nação mas mortos e longe do coração e das preocupações do povo.
Hoje, pouco importa saber se quem governa é republicano, monárquico, caudilhista, populista, direitista ou canhoto. Desde que governe bem, de acordo com os interesses da maioria, que permita o exercício pleno da democracia, seja sério, tenha um pouco de ética e pudor e nos garanta qualidade de vida suficiente para podermos fazer o que nos apetecer, incluindo dormir até mais tarde, podem pintá-lo da cor que quizerem, ou até nem o pintar.
P.S. -Fazia mais sentido fazer uma romagem, simbólica, às consciências dos políticos, todos, responsáveis pela morte da "ética republicana" que juraram seguir mas que enterraram há muito.
Cati disse…
OK, OK... já vi que a minha tentativa de serviço público correu mal. Pronto, não batam mais na Cati!!! Eu tb não dou especial importância a estas efemérides. Mas também acho que deviam ser mais que um feriado e uma parada militar. Desculpem lá qualquer coisinha...
redjan disse…
cati: és mais do serviço ... bloguista ! Esquece as paradas e dá-nos de... ler ! Do bom, como de costume !!
Cati disse…
Pois... tá bem...
O único significado dessa bandeira é um século de miséria e opressão, de sucessivos golpes de estado e revoluções e quase 50 anos de fascismo... uma forma «refinada» de republicanismo.

Viva El Rey!
Viva a Monarquia!!
Cati disse…
Obrigada pela reflexão. Uma vez mais, marca pela diferença de opinião, o que é sempre positivo.
Viva a liberdade!
Um beijinho!

Mensagens populares deste blogue

A música do papel

1980 - O que a malta de 80 fazia...

Estou constipada