A amizade


Os dias passam, e as noites, e as semanas, os meses, os anos... E quando damos por nós já a nossa vida deu uma volta tal que, ao olhar para trás, quase não nos reconhecemos!

Quando tinha uns 16, 17 anos, vivia rodeada de amigos. Aliás, a minha vida girava em torno das minhas amizades! Nessa altura estranhava o facto de a minha mãe não ter amigas, daquelas com quem saímos pra ir às compras, ou com quem falamos das nossas coisas boas e más, daquelas amigas que nos confiam as suas alegrias, tristezas, paixões, desilusões...
Um dia perguntei-lhe porque é que não tinha amigas. Ela disse-me que todas as suas amigas a tinham desiludido e assim preferia não ter amigas, escusava de sofrer. Achei estranho, pensei que ela pura e simplesmente não tinha encontrado as amigas certas...

A verdade é que como no amor, na amizade também há espaço para a decepção, e essa decepção dói como dói uma decepção de amor, de paixão, ou ainda mais. Mas o que seria da vida sem ter amigos? Há quem diga que os amigos são a família que escolhemos ter - e eu gosto de pensar assim em relação aos meus!

Mesmo correndo o risco de sofrer decepções, não consigo viver sem eles - porque são o meu ombro amigo, com eles rio, choro, desabafo, barafusto, e também (porque não?) os desiludo. A eles, aos verdadeiros, devo muito, uma dívida de gratidão eterna.

Muito haveria a dizer sobre este tema - mas sinceramente estou a viver uma fase de "decepção"...
Digam de vossa justiça!

Comentários

Sei lá... disse…
É bom saber que não sou a única a viver uma desilusão com a amizade!!! Sinto-me bem melhor! Seria melhor ir às compras ao sábado à tarde, ou continuar a poder contar com os desabafos e com o ombro de alguns amigos... mas a vida é assim mesmo! Não podemos ter tudo, o que mais me chateia é o facto de que as pessoas é que nos esquecem e fazem com nós é que tenhamos o peso na consciência!! enfim!!!
Anónimo disse…
Minha querida amiga,
Os amigos são como "as estrelas, nem sempre as vemos mas sabemos que estão sempre lá", é assim com algumas amizades, as verdadeiras. sabes porquê? Porque a vida nos leva para outros mundos, porque nem sempre podemos viver ao lado dos amigos como eles desejariam, porque os caminhos são muitos nesta loucura de vida. Minha querida, nunca te esqueças, agora que tu própria tens uma nova vida e que o teu espaço e o teu tempo são outros, estaremos sempre aqui, eu estarei aqui e trago-te comigo.
Um beijo muito grande desta amiga, não de sempre mas acredita, para sempre.
Sophia disse…
Eu acho que uma vida sem amigos é como um imenso jardim... sem flores!!! Mas também tenho a xerteza que a tua mão tem pelo menos duas lindas flores no seu jardim, tu e a tua irmã :)

Mensagens populares deste blogue

A música do papel

1980 - O que a malta de 80 fazia...

Estou constipada